PROPRIEDADES DAS VITAMINAS

Da mesma forma que o corpo humano necessita de vitaminas para manter a saúde em dia, o mesmo acontece com os pássaros, sejam eles canários, agapornis, calopsitas, entre outras espécies. Neste sentido, a equipe do Aves e Notícias traz uma matéria sobre a importância das vitaminas...
As informações citadas abaixo foram fornecidas pelos médicos veterinários e pesquisadores, Avelino Osti e Evandro Tratcha.

Vitamina A:

Nome químico “Retinol”. Substância importante na formação, regeneração e proteção da ectoderme e mucosas. Primordial para o crescimento, desenvolvimento do esqueleto (formação de ossos) e fecundidade das aves. Além disso, atua no processo da visão, melhora a formação de anti-corpus e a resistência. Regula o metabolismo, carboidratos, graxas, pele e proteínas.
Sinais da falta desta vitamina: os sinais clínicos são: distúrbios oculares, inclusive corrimento, ataxia, (falta de coordenação muscular), infecções respiratórias e placas nodulares na cavidade oral. A deficiência de “Vitamina A” é comum em aves com alimentação não balanceada.

Tratamento: Consiste na aplicação de “Vitamina A” e uso de ração balanceada. Espinafre, cenoura, pepino e gema de ovo são ricos neste tipo de vitamina.

Vitamina B:

É um complexo de várias vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. A B1 tem grande importância para o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração.

B2 ou riboflavina :

Favorece o metabolismo das gorduras, açucares e proteínas. Tem grande importância para a saúde dos olhos e bicos. É encontrada em ovos, couve, agrião, repolho e sementes de girassol. Sua falta no organismo ocasiona coceira e ardor nos olhos.

B6 ou piroxina:

Favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. Pode ser encontrada no germe de trigo, aveia, banana e algumas leguminosas. Na falta dela pode ocorrer dermatite, anemia e nervosismo.

B-12 ou cobalamina:

Necessária para a parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos. Não é encontrada em vegetais, onde a maioria das vitaminas existe em abundância. Daí a grande importância da utilização de rações balançadas na alimentação. Existe uma acentuada transferência dessa vitamina da fêmea para o filhote. Pode ocorrer uma grande mortalidade dos recém-nascidos quando os ovos encubados resultam de aves deficientes desta vitamina. A falta da “B-12” no organismo pode provocar anemíase, alterações neurológicas, progressivas e mortais, além de crescimento retardado, decrescimento na eficiência de utilização dos alimentos, alta mortalidade e redução na fertilidade dos ovos.

Vitamina C:

As aves normalmente sintetizam vitamina C, não havendo necessidade de suplementação dela na nutrição. Entretanto, em condições de estresse, é necessário o seu uso, por meio da água de beber ou pela ração. É uma das vitaminas hidrossolúveis, o que significa que o organismo usa o que necessita e elimina o excesso. É importante para a cicatrização, a resposta do sistema imunológico às doenças, absorção de ferro, na respiração celular, e protege os vasos sanguíneos. Ela pode ser encontrada nas frutas cítricas, como laranja, limão, e morango, além do pimentão, brócolis e cenoura.

Vitamina D:

Também conhecida como vitamina anti-raquítica, pois controla o aproveitamento do fósforo e do cálcio. Ambos são importantes para o perfeito desenvolvimento dos ossos. Mesmo ingerindo alimentos que contenham os dois suplementos, essas substâncias não se fixam nos ossos quando há deficiência de vitamina D. A ave com falta da vitamina apresenta o bico e as unhas moles e dobráveis, raquitismo e envelhecimento precoce. Além disso, a grande causa de ovos com casca mole ou até mesmo sem casca está relacionada à deficiência dessa vitamina. Ela pode ser encontrada na gema de ovos. Outro fator que ajuda neste caso é a exposição da ave ao sol.

Vitamina E:

É uma vitamina lipossolúvel e tem a função de garantir o bom desenvolvimento do tecido muscular. É necessária para a formação das células sexuais, além de ser vital ao sangue. Pode ser encontra na aveia, germe de trigo e brócolis. Sua falta no organismo provoca a esterilidade, que é uma das maiores preocupações no meio dos criadores de aves.

Vitamina K:

Conhecida como vitamina anti-hemorrágica, pois favorece a formação de substâncias importantes para a coagulação do sangue. Sua falta no organismo causa hemorragia. Pode ser encontrada na alfafa, espinafre, couve flor e repolho.

Alessandro Perin - do Portal Aves e Notícias

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP